Câmbio e moeda

Onde posso comprar moeda estrangeira no Brasil?

O câmbio deve ser feito com estabelecimento autorizado pelo Banco Central do Brasil.
Como encontro um estabelecimento autorizado pelo Banco Central do Brasil?

Nos aeroportos e shoppings centers é comum encontrar bancos ou corretoras de câmbio. Em caso de dúvidas, você pode consultar a listagem de agentes autorizados pelo site www.bcb.gov.br/?INSTCRED.
Quanto em moeda em espécie ou cheques de viagem posso levar na entrada ou saída do Brasil?

Não há limite de valor para o porte de moeda em espécie ou cheques de viagem tanto na entrada quanto na saída do país. Contudo, caso os valores portados (em dinheiro) superem R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outras moedas, é necessário o preenchimento da Declaração Eletrônica de Porte de Valores – e-DPV, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, através do site www.receita.fazenda.gov.br/dpv/.
E na hora de realizar o câmbio? Há algum limite para operações com moeda em espécie ou cheques de viagem?

Também não há limite de valor para operações de câmbio. No entanto, nas compras e vendas em que houver entrega e recebimento de valores em espécie ou em cheques de viagem, há limite de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por operação.
Como reconhecer os elementos de segurança das cédulas de Real?

Ao receber cédulas em um saque ou em um pagamento, é sempre necessário conferir ao menos três elementos de segurança. Todas as cédulas possuem a marca d’água (segurando a nota contra a luz, você vê na área clara a figura do animal em tons que variam do claro ao escuro), o alto-relevo (pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota, como, por exemplo, nos numerais com o valor da nota e na legenda República Federativa do Brasil) e o número escondido (ao colocar a nota na altura dos olhos na posição horizontal você vê o número que representa o valor da nota, nas cédulas da Segunda Família, ou as letras BC, nas cédulas da Primeira Família). Para mais informações e para conhecer os outros elementos de segurança das cédulas, consulte os sites www.novasnotas.bcb.gov.br ou www.bcb.gov.br. Detalhes com visualizações dos elementos de segurança da Segunda Família de Cédulas do Real estão no hotsite www.novasnotas.bcb.gov.br, e os das cédulas da Primeira Família, que ainda estão em circulação, no site www.bcb.gov.br. As cédulas da Primeira Família do Real continuam valendo.