Viajar para Londres

Vistos

Os brasileiros que desejam visitar a Inglaterra só precisam do passaporte com validade de 6 meses a contar da data do embarque. Para períodos superiores a 3 meses de permanência no país, é necessário visto, bem como para Departamentos e Territórios de ultra-mar.

London Card

Uma ótima dica é comprar com antecedência o London Pass!

O London Card é um cartão que possibilita acesso direto sem filas para visitar mais de 25 principais atrações, incluindo a Torre de Londres, Kensington Gardens, Castelo de Windsor (imperdível!), museus, etc.

Incluídos também: Royal Albert Hall, Wimbledon Museum, além de descontos em restaurantes e ofertas em lojas como Harrod´s, Beatles Store, etc. 1, 2, 3 e 6 dias…Tipo uma maratona cultural ! Uma dica é começar a usá-lo pela manhã, para aproveitar bem.

Seguro de Viagem

O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Europeia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de € 30.000 para garantir assistência médica por doença ou acidente. (Quer dizer que todo estrangeiro que for para algum país europeu (que faz parte do Tratado de Schengen) precisa fazer um seguro de viagem, para cobertura de despesas médicas ou hospitalares.)

Mesmo que a Inglaterra não faça parte, é bom fazer o seguro para qualquer emergência e ajudar nas formalidades da Imigração.

Consulado Geral do Brasil em Londres
Geral: + 44 (0) 20 7659 1550
Fax: +44 (0) 20 7659 1554

Setor de Assistência a Brasileiros
(para caso de prisão, morte, acidente, saúde)
+ 44 (0) 20 7659 1558
+ 44 (0) 20 7659 1559

Novos ônibus ingleses

onibus-londres

Projetado por Thomas Heatherwick em parceria com Wrightbus. O projeto futurista e curvilíneo, mantém seu charme dos tradicionais ônibus de 2 andares, ícone londrino.

O novo modelo de ônibus é 40% mais eficiente, com design super moderno, 2 escadas, três portas automáticas e plataformas de acesso em diferentes paradas.

St. Pancras Station

É a maior estação de Londres, com trens para toda Europa, Eurostar, inclusive o TGV para Paris. Super moderna, cheia de lojas, restaurantes, grande como um shopping! Horários: 2ª à 6ª das 3:45 às 00:30h, sábado das 5:00 às 00:30h e aos domingos das 6 às 00:30h, diariamente, menos no Natal. Vista 360º ( Pancras Road, no centro de Londres, perto da Oxford Circus e Convent Garden, metrô Kings Cross St Pancras )

Se for necessário usar mais de uma linha, o ideal é comprar um “travelcard”, bilhete válido para o metrô e para o ônibus também. O preço varia conforme sua validade um dia ou uma semana e de acordo com as áreas abrangidas, de um a quatro, em relação ao centro de Londres (área um). O bilhete de um dia cobrindo as áreas de 1 a 4 custa 4 libras e 10 centavos, mas, se você estiver hospedado no centro, o das áreas 1 e 2 seria suficiente para rodar bastante, pegando o metrô e ônibus quantas vezes quiser.

Em estadas longas, é recomendável comprar um Oyster Card (£ 3), cartão eletrônico para descontos em transportes.

Carregue o cartão com um Travelcard de 7 dias ou mais. O passe semanal para as zonas 1 e 2 custa £ 25,80 e o mensal, £ 99,10

Táxi

Agora eles são coloridos e às vezes decorados com anúncios, como estes que se vê em todo lugar. Você tem que falar aonde quer ir ao motorista antes de entrar no carro, já que tem o vidro separando e nem sempre as pessoas encontram o microfone dentro do carro. Confortáveis, 2 vão de costas para o motorista e 3 sentam bem no banco de trás, sempre com GPS e alguns com DVD. Vejam que moderno por dentro (fotos abaixo) Para ir ao aeroporto é uma maravilha, suporta mil malas!

Black Cabs – tel. 0795769 6673
Radio Taxi – tel. 72720272

Dinheiro

Apesar de fazer parte da União Europeia desde 1973, o Reino Unido ainda não adotou o Euro como moeda. A moeda corrente é a Libra Esterlina (em inglês: pound sterling ou British pound).

Uma libra esterlina é dividida em 100 centavos (pence ou penny, no singular). As notas mais comuns em circulação são as de £5, £10 e £20. (Também existem notas de £50.)

As moedas em circulação são de 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 25p, 50p, £1 e £2. (Também existem moedas de £5, menos comuns.)

Dólares e Euros precisam ser trocados em bancos ou casas de câmbio pela libra esterlina.

Placas Azuis (Blue Plaques)

Placas Azuis (Blue Plaques) nas paredes das casas ou edifícios são identificações de antigos e famosos moradores.

Veja alguns endereços:

Mozart – (Wolfang Amadeus Mozart 1756- 1791) O compositor austríaco morou no 180, Ebury Street.

Benjamin Franklin – (1706 – 1790) O estadista americano morou no 38, Craven Street

Graham Greene – (1904 -1991) O famoso escritor morou no 14 Clapham Common North Side

Charlie Chaplin – (1889 – 1977) O grande ator de cinema mudo nasceu no 287 Kennington Road.

Charles de Gaulle – (1890 – 1970) O general francês exilado, morou no 6, Carlton Terrace)

Mark Twain – (1835 – 1910) O escritor americano (The Adventures of Tom Sawyer) morou no 23 Tedworth Square)

Mahatma Gandhi – (1860 – 1948) O grande líder da Índia estudou Direito no Inner Temple)

Jimi Hendrix – (1942 – 1970) O guitarrista americano morou no 23 Brook Street)

Henry James – (1843 – 1916) O escritor americano morou em Bolton Street)

George Orwell – Famoso escritor de “1984″ e “A Revolução dos Bichos” morou no 22, Portobello Road.

Preços em geral:

Para ter uma ideia : bilhete simples de metrô para zonas um e dois (£4), lanche (£2 a £4), jantar (£15 a £45), cappuccino (£1 a £3) e copo de cerveja (£2 a £4).

Tickets

Se estiver planejando ir ao teatro aproveite para comprar com descontos e até uma semana de antecedência e não só para o mesmo dia! Horários: Leicester Square: de 2ª à sáb. das 10 às 19 h. e aos dom. das 12 às15 h. E Brent Cross Shopping Centre: 2ª à sáb. das 10 às 19h e aos dom. das 12 às 18 h.

The Original London Sightseeing

Quando a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer um city tour para dar uma ideia geral, se localizar! Um sightseeing é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o passe… durante 24hs. Passeie pelos principais pontos turísticos, como; Madame Tussaud’s, Piccadilly Circus, Leicester Square, Trafalgar Square, Downing Street, Big Ben e Parliament, London Eye, Covent Garden, St. Paul’s Cathedral, Tower Bridge, Tower of London, Shakespeare’s Globe, Westminster Abbey e Buckingham Palace!

Viagem com seu pet

Cães, gatos e furões de certos países podem entrar em Grã-Bretanha via determinados portos, seguindo o regulamento do Pet Travel Scheme sem passar por quarentena, sempre que as condições exigidas sejam cumpridas. Outros tipos de animais terão que estar em quarentena durante 6 meses, seguindo as autorizações aprovadas. Não há exceções e qualquer tentativa de introduzir animais ilegais, estão sujeitos a serem sacrificados. Este regulamento tem também efeito para as Ilhas do Canal.

Para mais informação e conselho, incluindo a última atualização do Pets Travel scheme, por favor contate:

DEFRA – Department for Food and Rural Areas
Information Resource Centre
Lower Ground Floor
Ergon House c/o Nobel House (17 Smith Square .London SW1P 3JR)

Aeroportos

Heathrow Airport

É o 3º maior aeroporto do mundo e o mais movimentado, é por este super aeroporto que costumam chegar os voos do Brasil. Está à 24 Km oeste de Londres.

São quatro terminais, todos muito movimentados. Depois de passar pela imigração, pegar as bagagens, etc., você terá 3 opções para chegar em Londres:

Táxi: Mais rápido, mais confortável, e claro mais caro, onde a corrida até o centro pode custar cerca de £60, mas tem como vantagem deixar você na porta de seu hotel ou apartamento.

Transfer de Van : Compartilhado, você vai para Londres com mais 7 pessoas, confortavelmente numa van.

Transfer Particular – Para quem prefere ir para o hotel com motorista particular.

Heathrow Express: É o trem expresso que liga lo aeroporto à estação ferroviária Paddington, no centro de Londres. O embarque é feito no subsolo do aeroporto, a passagem custa cerca de £20, trajeto demora 20 minutos.

Metrô: A linha Picadilly do metrô de Londres tem uma estação no subsolo do aeroporto. O bilhete até o centro custa menos de £6, e o trajeto demora 50 minutos.
(Estas duas últimas opções tem como desvantagem obrigar você a pegar um segundo transporte da estação de trem ou metrô até seu hotel…)

Gatwick Airport

É o 2º aeroporto da Inglaterra.

Está situado cerca de 40 km ao sul de Londres. É um aeroporto mais moderno e espaçoso, e mais longe do centro. Depois de passar pelas imigração, pegar suas bagagens, etc., você terá 3 opções para chegar ao centro de Londres:

Taxi: Confortável e exclusivo, leva você direto para seu destino. Corrida até o centro pode custar cerca de £80.

Transfer de Van : Compartilhado, você vai para Londres com mais 7 pessoas, confortavelmente numa van.

Transfer Particular – Para quem prefere ir para o hotel com motorista particular.

Gatwick Express: Trens expressos, com partidas a cada 20 minutos, ligando o aeroporto à estação ferroviária Victoria, no centro de Londres. O embarque é na plataforma anexa ao aeroporto, a passagem custa cerca de £25, e o trajeto leva tipo 30 minutos.

Trem: Vários trens que vem do sul da Inglaterra param na estação do aeroporto, numa plataforma bem ao lado de onde parte o Gatwick Express. O trajeto até o centro leva tipo 35 minutos, e apesar de fazerem algumas paradas adicionais pelo caminho até chegar em Londres, a passagem é bem mais barata. Ao comprar o bilhete informe-se em qual estação de Londres você deve desembarcar. Geralmente os trens vindos do sul param nas estações City, Waterloo ou Euston, todas no centro de Londres. (Preste atenção para não se distrair e perder sua parada…. até o norte da Inglaterra)

Dicas no aeroporto

- Chegue ao aeroporto no mínimo 2 horas antes do embarque.
- Ao embarcar para o exterior, registre os equipamentos eletrônicos (câmera fotográfica, filmadora, notebook, celular etc) na Delegacia da Receita Federal do aeroporto do Brasil.

- Nunca deixe sua bagagem desacompanhada.
- No aeroporto, não aceite pedidos para levar encomendas.
- Responda com seriedade às perguntas da Polícia Federal e da imigração.

Check in- Veja se a sua cia. aérea disponibiliza check -in online, com 24 hs de antecedência, assim você agiliza, confirma lugar e tem prioridade para despachar as malas chegando no aeroporto, evitando filas!

-Prefira malas de mão com rodinhas 360°, são muito mais práticas.

Bagagem

- Identifique sua mala (nome, endereço, telefone etc).
- Leve apenas o essencial.
- Na mala de mão, leve sempre uma muda de roupa e um casaco, no avião faz frio.

Antes de Viajar

Documentos:Tenha em mãos as passagens de ida e volta e o passaporte com validade de, no mínimo 6 meses.

Dinheiro: Leve boa quantidade em dinheiro. Para a Europa, o Itamaraty recomenda ter ao menos 550 euros na carteira. Além de cartão de crédito internacional.

Convite: Cartas-convite de anfitriões, universidades ou empresas são úteis.

Visto: Para estadias de até 3 meses não é preciso visto especial, apenas para longas estadias. Caso vá estudar ou trabalhar, certifique-se que seu visto no passaporte está ok.

Roupas: Vestir-se com adequação com o clima do país de destino. Roupas curtas ou muito decotadas no inverno podem “intrigar”os agentes de imigração…

Hotel: Tenha em mãos “voucher” ou nome e endereço do hotel, assim como comprovante de pagamento.

Seguro-Saúde- Não é o Plano de Saúde que você tem no Brasil. Você deve fazer um Seguro de Saúde como o Mondial Travel. Quem não tiver poderá ser barrado ao entrar no país.

Eletricidade

A voltagem da cidade de Londres é 220V e, assim como em quase toda a Europa, tem tomadas com três pinos. Ou seja, aparelhos brasileiros precisam de adaptador. Uma dica é comprar na Boots, uma rede de farmácias que tem em todo lugar! Veja aqui os endereços mais próximos.

Telefones Úteis

Polícia e Ambulância: 999 ou 112
Saúde e informações gerais: 08 45 46 47
Bombeiros: 020 7582 3811
Telefonista Internacional: 155
Auxílio Internacional: 153

Como ligar para o Brasil:

Cartões Telefônicos: São um boa opção de economizar nas ligações, que você pode comprar em bancas de jornais.

Como ligar para o Brasil do celular:

Para fazer um DDI do seu celular para qualquer cidade do mundo, tecle: 00+21+cod.país+cód.cidade+telefone

Como ligar para o Brasil a cobrar:

Disque o número da Embratel 0800.990.055 e peça a chamada em português.

Cartões de Crédito

Em caso de perda de sua cartão, peça o cancelamento do mesmo o mais rápido possível e em seguida, faça uma declaração numa delegacia de polícia. Antes de viajar vale a pena anotar o número do seu cartão…

Saúde
- Leve os próprios medicamentos, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior.
- Faça um seguro saúde, sua garantia em casos de emergência.

Farmácia 24h:

Zafash Pharmacy- 233 Old Brompton Road. Tel. 7373-2798 Site Oficial

Hospitais

Bupa Cromwell Hospital – 162-174 Cromwell Road, no centro de Londres entre Kensington e Chelsea.

The Portland Hospital – Hospital particular, maternidade e especializado na saúde da mulher e crianças. (205 – 209 Great Portland Street, perto da Oxford St.)

Preventicum – É um centro de medicina preventiva. ( Shepherds West • Rockley Road )

The Princess Grace Hospital – Hospital particular , aberto em 1977 pela Princesa Grace de Mônaco e é um dos mais bem equipados de Londres.(42-52 Nottingham Place)

Westover House Private Medical Facility – (304 Westbourne Grove em Notting Hill)

Aluguel de Bicicletas

Alugar uma bike pode ser divertido, nos parques, mas cuidado com o trânsito e com a mão “inglesa”!….

Go Pedal – Entregam as bikes e as retiram, a maior mordomia! (49, Comyn Road, Wandsworth)
Barclay´s Cycle Hire – A novidade londrina, que já virou febre em outras capitais como Paris, são as magrelas para passear onde os primeiros 30 minutos são grátis! Alugue com cartão de crédito e pronto! Escolha a sua na docking station e atenção… o trânsito em Londres não é brincadeira, com a mão ao contrário! Só alugue se for muito bom na bicicleta… £1,00 para 1 dia ou £5,00 para sete dias.

Aluguel de Cavalos

Ridgway Stables- Passeios, cavalgadas, com equipamentos, pôneis para os baixinhos e também aulas de equitação… (93 Ridgway, Wimbledon Village, Merton)

Wimbledon

Que tal realizar um sonho e assistir às mais sensacionais tacadas das feras do tênis mundial, como Federer, Rafael Nadal, Andy Murray, Nikolay Davydenko, Andy Roddick, James Blake, Seran Williams, etc. ? Criado em 1877 é o mais antigo e de maior prestígio no mundo! É o 3º dos quatro torneios do Grand Slam, e o único em quadras de grama.(The All England Lawn Tennis Club Church Road, Wimbledon)

Magic Summer

Grandes festividades de verão aconteceram em Trafalgar Square, em Agosto, das 10 às 20 h. Várias atrações como mágicos, teatro de rua, palhaçadas, (às 12h e às17h) além de 100 cadeiras para relaxar, ler um livro ou curtir a movimentação.

London Design Festival

Em Setembro acontece o The London Design Festival, o mega evento que acontece todos os anos em Londres para mostrar novo talentos, novas soluções, projetos criativos e idéias geniais! (60, Frith Street)

London Fashion Week

Fashionistas de plantão, estilistas, amantes do mundo da moda, curtem o London Fashion Week em Somerset House, que se transforma em um paraíso de compras, desfiles e tendências; com Vivienne Westwood, Roberto Cavalli, Nicky Dupont, Marion Foale, Paul Seville, Pistol Panties, Marylin Moore, Ana Lou of London, Alison Van der Lande, Clara Francis, Bora Aksu, Inexcess Fashion, Aei:Kei, Helene Berman, Designer Studio de D&G, Jenny O, Kleshna, etc.. ( Somerset House e 180 The Strand)

Planetário

Para quem vive no mundo da lua e sonha com as estrelas, que delícia poder curtir maravilhosas apresentações no Planetário. (Park Row)

Knightsbridge

Knightsbridge é super conhecida pela Harvey-Nichols e Harrods. (Quando você chega de metrô pode cair direto na Harrods ou na Sloane Street, aonde fica Harvey Nichols) Grandes estilistas estão na Sloane Street. (Tiffany, Prada, Cartier, Loro Piana, Tods, Bottega Veneta, Jimmy Choo, Dior, D&G, Ferré, etc.

Beauchamp Place

É o point das boutiques transadas e cafés descolados em Knightsbridge. Boutiques como; Bruce Oldfield, Caroline Charles, etc.

Regents Street – Marylebone

Para aproveitar melhor seu passeio, dê antes uma olhada nas lojas; Ash, Bonpoint, Hollands of London, Agnes and Rose, etc.além de galerias e restaurantes, para aproveitar o que Marylebone tem de melhor!

Oxford Street

Tudo que rola na Oxford Street… Marcas como Gap, H&M, Mango, Muji, Top Shop, Benetton, Primark, American Apparel, Laura Ashley, Next, Urban Outfitters, MotherCare ( para grávidas! ), Swatch, 3 Mobile, Phones 4 U, Bik Bok, Fossil, Dorothy Perkins, Cecil Gee, Espirit, e as lojas de departamentos: Sefridges (fez 100 anos!), Hhs, etc.House of Fraser, Marks & Spencer, John Lewis, Debenhams. As lojas abrem de 2ª à sáb. das 10 às 21 h e aos domingos das 12 às 18h.

Entre nas travessas mais calmas como Christopher´s Place, perfeita para uma pausa para o café, para recarregar as energias e voltar às compras…

Bond Street – Bond Street em Mayfair estão as boutiques mais elegantes, tipo Gucci, Armani…

Bow Lane – Lojas, cafés e restaurantes descolados, perto da St.Paul Cathedral.

Viajar de Trem

Estações – Às vezes as estações parecem um shopping, são bem grandes com cafés, restaurantes e lojas.
Alimentos no trem – Muitos trens europeus de longa distância têm vagão-restaurante com serviço completo de café da manhã, almoço e jantar. Outros trens oferecem refeições leves, lanches e bebidas em vagão – buffet.

Viajante com Necessidades Especiais- Facilidades para deficientes físicos são oferecidas em trens e em várias estações de trem na Europa. Nas estações, são claramente indicadas (banheiros especiais, telefones, elevadores ou rampas de entradas para cadeiras de rodas. Além de equipamento especial para embarcar no trem, que deve ser reservado com antecedência através da companhia ferroviária do país e o viajante deve especificar se precisa de ajuda pessoal e de que tipo (cadeira de rodas, ajuda para embarque etc.)

Viajar com cães, lulus, totós, cachorros muito fofos, ou nem tanto – Na maioria dos países, pequenos cães viajam gratuitamente ou com um custo mínimo. Cães grandes viajam com uma tarifa que custa a metade da 2ª classe (mesmo se viajando com passageiro na 1ª classe). Devem ser mantidos numa caixa de viagem ou devem usar focinheira e uma coleira. Em alguns países (por exemplo Espanha e Grã-Bretanha), é proibido a presença de cães no trem. Condições especiais podem ser aplicáveis a cães-guia para deficientes visuais.

Viajar com bicicleta- Depende do tipo de trem. Trens de alta velocidade não permitem que se leve a magrela, mas a maioria aceita. Consulte a tabela de horários www.oebb.at. Depois de preencher o destino e a origem da viagem, pressione ‘Enter’. Na próxima tela você poderá selecionar um pequeno quadrado, com a frase “transporte de bicicletas necessário”. O sistema mostrará trens que têm espaço para algumas bicicletas. Antes de embarcar, passe num guichê e pegue uma passagem para a bicicleta.

Qual trem? Vagão? Lugar? Depois de verificar o horário e a plataforma de partida, é hora de encontrar o seu trem. Você deve estar pronto para embarcar no trem no momento em que ele chegar; frequentemente as paradas na estação são bem curtas a não ser que o embarque seja feito no início da rota do trem. Números colocados perto das portas do trem ou em uma janela mostram se o vagão é de 1ª ou 2ª classe. Alguns trens têm as 2 classes juntas. Letreiros com o destino e número de vagões são colocados perto da porta.

Hora de descer – Paradas em estações nem sempre são anunciadas, e se for numa língua difícil de entender… Anote seu horário de chegada previsto e os nomes das últimas estações antes de sua parada para saber a hora de saltar. Nomes de estação são claramente visíveis nas plataformas.

Restaurante – Kate e William já foram vistos jantando no Franco localizado na Jermyn Street.

Boujis – Em South Kensington, é a balada preferida da realeza há muito tempo. Com bar e pista.

Mahiki – Balada, bem próxima de Piccadilly, perto do palácio St James e da Clarence House. Difícil de entrar se você não for assim uma celebridade.

Garrard – Foi designada a joalheria da Coroa pela rainha Victoria. A joalheria fez o famoso anel de Lady Di, (safira e 14 brilhantes) que agora foi dado pelo príncipe William à sua noiva Kate Middleton, além da coroa minúscula de diamantes e muitas outras peças das Joias da Coroa. Possuem uma garantia real concedida pelo príncipe de Gales (Royal Warrant Holders, título dado às empresas fornecedoras de artigos e serviços para a família real, e alegam ser “a joalheria mais antiga do mundo”. (24 Albemarle Street, Mayfair, W1S 4HT)

Christmas Chocolate Festival
Com os melhores chocolatiers, artistas da Inglaterra e suas fantásticas fábricas de chocolate! Criações super gostosas, divertidas, inusitadas… Êpa, até sapatos de chocolate? Além de bombons, trufas, também pancakes, bolos, etc. Imperdível e grátis a entrada.. (Em Dezembro, das 11 às 18h)

Às margens do rio Tâmisa, em South Bank, como uma feira alemão, é possível descobrir artesanatos de madeira, presentes originais e variados produtos artesanais. Gostoso para passear, curtir o clima natalino, ao som de músicas típicas, doces, chocolates e vinho quente para esquentar. De novembro à dezembro, dom. à 5ª das 11 às 20h e 6ª à dom. das 10 às 22h.

Boa viagem!